top of page
  • arqtetatlas

ARQTETATLAS na Revista Projeto!




A publicação de nº 453 da Revista Projeto (07.21), edição histórica intitulada Mulheres na Arquitetura, se dedica a apresentar os assuntos que estão em pauta no debate de gênero dentro do campo profissional, transitando por diversas frentes de discussão desde o próprio campo editorial, o debate interseccional e racial e as perspectivas de arquitetas que atuaram e atuam na profissão, além de um panorama completo feito pelo CAU/BR. A edição traz também um compilado de projetos arquitetônicos de diversas escalas, concebidos e liderados por arquitetas brasileiras nos últimos anos.


Na seção Ações de Equidade foram reunidas diversas iniciativas que buscam promover a equidade de gênero na profissão, dentre elas coletivos como o Arquitetas Invisíveis, Arquitetas Negras e Col.lectiu Punt 6 e o coletivo Arqtetatlas, além de práticas relevantes como o guia Gênero e Cidades: Guia Prático e Interseccional para Cidades mais Inclusivas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e os Guias para a Prática Equitativa promovido pelo Instituto Americano de Arquitetos (AIA).


Em meio a tantas iniciativas essenciais, agradecemos o reconhecimento e divulgação da pesquisa que o Arqtetatlas vem desenvolvendo desde 2018. Ser referência entre ações de equidade, exaltando projetos de arquitetas latino-americanas, nos impulsiona a continuar e a expandir nosso trabalho, focadas em mudar os paradigmas dentro da educação e da vida profissional das arquitetas e arquitetos. Segue um trecho da publicação:


O Coletivo Arqtetatlas está desenvolvendo uma pesquisa de projetos contemporâneos concebidos por arquitetas latino-americanas para a formação de um atlas. Quando esses projetos passam a ser conhecidos e estudados, novas cartas são dispostas na história da arquitetura contada a partir de uma narrativa com maior diversidade e complexidade. O objetivo é compreender o panorama real de atuação das arquitetas, e a pesquisa é voluntária. (...)”


Para saber mais, visite o site da Revista Projeto através do link: https://revistaprojeto.com.br/produto/revista-projeto-especial-mulheres-na-arquitetura/



54 visualizações
bottom of page